sábado, 20 de abril de 2013

Ansiedade: o que é? Parte 1/2


Olá gentes! Tudo bom?

Como sou uma ansiosa de carteirinha, resolvi fazer uma pesquisa sobre esse meu probleminha para poder entender melhor o que é e também pra divulgar pra vocês. Aliás, lendo os blogs por aí, uma das coisas que mais aparece é a palavra ansiedade. Seguido, é claro, do relato das jacadas que rolaram por causa dela.
Eu já estava encarando o estado de ansiedade como uma doença crônica que fazia parte de mim desde o nascimento, uma vez que não lembro quando ela começou, mas o fato de estar com uma sensação de vazio/frio na barriga, falta de ar, nervosismo, antecipação...entre outras coisas, já é algo corriqueiro pra mim.

E como descobri que tenho a tal da ansiedade, ou melhor, como percebi que é isso que tenho? Conversando com um amigo, comentei que num dado dia estava muito ansiosa, com sensação de falta de ar e tals, mais do que o normal...e, pra mim, todo mundo se sentia assim, corriqueiramente. Quando perguntei, pedindo confirmação de que isso era comum, esse meu amigo falou que quase nunca sentia isso, exceto em ocasiões muito inusitadas! Aí me choquei! Como assim??? Tem gente que não sente isso quase que 24 horas por dia?
Sim! Por incrível que pareça, não é uma coisa que todo mundo sinta o tempo todo.

Buscando entender isso, encontrei algumas informações interessantes: 
“A ansiedade não é considerada um problema pelos especialistas, mas sim uma reação normal do organismo. Entretanto, quando passa a prejudicar o nosso cotidiano, aí sim, é necessária a ajuda de um profissional.” Em: http://vilamulher.terra.com.br/como-controlar-a-ansiedade-11-1-60-48.html

Pelo que entendi, ansiedade não é uma coisa inerente a nós. Por mais que falamos "Aí gente, sou tão ansiosa!!!", não minha filha, ansiedade não é uma coisa sua, não faz parte do seu ser. Ansiedade é um estado de reação do seu corpitcho, assim como o medo. Você pode dizer que é medrosa, mas não vive com medo o tempo todo! Certo?

Isso quer dizer que se é uma reação, então, da mesma forma que o medo é uma coisa relativa de pessoa pra pessoa, a ansiedade também é. Em miúdos, quem tem medo de barata, sente medo quando vê uma barata, tem uma reação ao objeto do terror. Quem está com ansiedade, está de forma reativa a uma situação dada. Antes de uma entrevista de emprego, OK, é uma situação diferente. Agora, se essa sensação lhe acompanha durante vários momentos do seu dia e faz parte do cotidiano, então alguma coisa está realmente errada.
Por isso que a indicação é procurar uma ajuda profissional para resolver isso. Psicólogo, com terapias e tals, podem ajudar a abrandar essa reação. Porque, pensa comigo, se uma pessoa tem horror a barata e pra outra tanto faz a existência da bichinha, então é possível liberar os medos dessa pessoa baratofóbica da mesma forma que é possível liberar os sinais que te fazem começar a ficar ansioso.

Bom gente, esse foi o primeiro post sobre o tema. Amanhã venho com dicas de como mudar mudar esse quadro, o que ajuda e o que não. Gostou do tema, da forma como foi abordado?
Deixe seu comentário!

Beijocas lindezas visitantes desse bloguito! Ótimo sábado pra vocês ;*

2 comentários:

  1. meu eu sofri muito com ansiedade, e tudo sobre o assunto me interessa, vai me ajudar muito com certeza!!

    bjs

    http://umanovaformanova.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. muito interessante, eu tenho crises de ansiedade, mas em situações específicas, não é sempre... Espero que você consiga se controlar, afinal a maneira de controlar essa ansiedade que é o perigo!

    Aguardando a parte dois!
    ;*

    ResponderExcluir

Olá pessoal, estaremos moderando os comentários para visualizar eles mais facilmente e poder responder vocês! :)