sábado, 24 de novembro de 2012

To indo pra cozinha

Oi galerinha!!! Tudo certinho com vocês?

Tenho uma novidade pra contar: comecei a cozinhar!!!
Já fazia um tempo que tinha brigado com as panelas e tinha deixado de preparar minha própria comida! Mas nessa coisa toda de mudar de hábitos acho que o vírus foi pra mais gente hahaha
Uma das minhas amigas decidiu adotar a alimentação vegetariana! Entrando nessa onda (mas de início torci o nariz pra ideia) resolvi por a mão na soja massa e partilhar dessa nova fase dela, afinal, é muito difícil iniciar qualquer coisa sozinho.

Nessa semana fiz umas melecas com soja que foram aprovadas pelo povo!
Hoje tentei um suflê de legumes. Não segui nenhuma receita... sou dessas que segue a intuição e vai tacando as coisas na panela kkkk ficou com uma cara boa, fiquei orgulhosa até!!!

Bom, pra fazer, coloquei cozinhar no vapor: 3 batatinhas pequenas, 2 cenouras picadas em rodelas e 2 abobrinhas médias. Quando estava bem molinho amassei tudo com um garfo, virando uma papinha. Acrescentei 2 gemas (reservei as claras), 1 colher de fermento em pó, uma xícara de farinha de trigo, 1 colher de tempero desidratado de cheiro verde com alho e sal. Essa massa ficou consistente, mas não dura. As duas claras de ovos bati em ponto de neve e juntei à massa, mexendo levemente até incorporar.
Polvilhei queijo ralado em cima e decorei com azeitonas, mas aí vai do gosto e da criatividade de cada um.
Aí é só por assar numa forma untada e enfarinhada. Deixei o forno pré-aquecendo uns 15 min antes de colocar a forma. Demorou 40 min pra assar.

Ficou uma torta cremosa e não um suflê, mas foi aprovado por quem comeu, isso que importa né?!!

Na terça-feira fiz um "coiso de soja assado" kkkk
Tudo sem receita... mas deu certo!

Coloquei pra hidratar 2 xícaras de proteína de soja texturizada em água quente (usei do tipo mais clara). Depois de hidratada tirei toda a água dela e numa bacia misturei com 2 ovos, 2 sachês de tempero pronto, 1 caixa de creme de leite, sal e meia xícara de farinha de trigo.
Feito isso, coloquei metade dessa massa de soja numa forma untada, coloquei cenoura e abobrinha fatiada, fazendo uma camada de legumes e cobri com o restante da massa. Em cima ainda foi uma camada de cebola cortada em rodelas e queijo mussarela. Um pouquinho de orégano pra polvilhar também.
Assou em forno pré-aquecido. Tirei do forno quando o queijo estava gratinado.
De acompanhamento foi feijão, arroz e salada de alface. Ficou bem gostoso :}

Gostaram das ideias? Podem deixar dicas aí nos comentários, tá?

Beijocasss

4 comentários:

  1. Olá flor! Que bom que começou a cozinhar, fico mt feliz! Assim a gente controla a quantidade de sodio, gordura e etc, na nossa propria comida.
    Mas, como você começou a mudar o hábito alimentar para vegetariana eu aconselho a não comer soja todo dia =) Meus amigos vegetarianos e veganos comem pouca soja, eles usam mais legumes e verduras mesmo! Eu não lembro exatamente o porquê, mas foi o que sempre me alertaram. Até a carne vermelha é ruim comer td dia né =)

    Boa sorte na cozinha!

    Beijoss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaque, obrigada pela dica! Não sabia que não podia comer com muita frequência a soja...vou pesquisar sobre isso :D

      Beijão

      Excluir
  2. Muuuto beeem Cah! Parabéns! Ficou bonito, deu vontade! Tentar é o que importa!!! Feliz por vc!!! Bjsssss

    ResponderExcluir

Olá pessoal, estaremos moderando os comentários para visualizar eles mais facilmente e poder responder vocês! :)